Humildade, integridade, temperamento, coragem, justiça, simplicidade, modéstia são algumas das características pertencentes ao denominado grupo de Ética de Carácter.
A sociedade espera que cada um de nós se comporte de modo exemplar em todas estas características, avaliando e criticando o que está mal em cada uma delas mediante padrões pré-definidos.
Olhando para trás recordo-me de ser alertado pelo meu temperamento um tanto ou nada explosivo quando exposto a certo tipo de situações, das quais tinha o controlo. Usando aquilo a que Stephen Covey chama de "aspirinas e ligaduras sociais" lá iniciava pequenas correcções comportamentais. Difícil não será ,entender que pouco tempo duravam, até uma próxima "explosão".
Caso para dizer:
"Se eu sou assim, porque que é que não mudam vocês e me aceitam tal e qual eu sou?"
Por outro lado a Ética de Personalidade, também tem a sua influencia na nossa vida pessoal. São nada mais nada menos que as nossas atitudes, nas relações humanas e a nossa própria Atitude Mental Positiva.
"Uma cara sorridente ajuda a conquistar mais amigos que uma cara triste."
Pode "tentar" mostrar-se interessado pelos hobbies, pelos problemas dos outros, pelas conquistas. Dar a entender que está de acordo com todas as ideias que lhe apresentem. Faz tudo parte das relações humanas.
Mas atenção ao excesso de "aspirinas" pois pode levar a uma intoxicação fatal. Não irá aguentar por muito tempo uma situação dessas, se bem que existem pessoas bem sucedidas nesses campos.
Cada caso é um caso.
Na convivência diária com um grupo mais alargado de colegas levou-me a assistir a situações que me colocaram numa nova perspectiva. Após ter assistido a algumas reacções "explosivas" por parte de outras pessoas, pude beber um pouco da influência negativa que esta provocava.
Então segui o conselho do autor, iniciando a minha mudança e não esperando que fossem os outros a mudar.
Sem comentários:
Enviar um comentário