segunda-feira, 7 de março de 2011

O poder da mudança dos nossos paradigmas

Quanto maiores as nossas convicções são, mais surpreendentes serão as nossas experiências nas mudanças de paradigmas.

Quando Nicolau Copérnico, astrónomo e matemático apresentou a sua teoria acerca do heliocentrismo, conseguiu criar uma mudança de paradigma.
Até ao Século 15 todos os filósofos acreditavam na Teoria do Geocentrismo formulada por Ptolomeu e Aristoteles. Esta defendia, que todo universo girava em torno da Terra sendo portanto o centro do Universo, Copérnico com as suas provas veio demonstrar contrário. Imaginem o impacto desta teoria em toda a comunidade, que até à data davam como certa a anterior teoria.
HA HA aqui está a mudança de Paradigma. 

Mas nem todas as mudanças de Paradigmas são positivas. Quando iniciamos uma mudança, nas nossas Atitudes de Carácter em direcção para as Atitudes de Personalidade em busca do reconhecimento, sucesso e felicidade de um modo expedito, poderemos cair na artificialidade e ser “desmascarados”. Não nos devemos esquecer que por mais que se tente efectuar correcções rápidas nas nossas atitudes, os nossos Paradigmas continuarão a falar por nós, afectando todos os nossos comportamentos diários.

As mudanças de Paradigmas podem ser vividas, em grupo, ou individualmente.
Em Dezembro de 2010 tive a oportunidade de presenciar a uma destas mudanças de Paradigmas colectivas. Tudo de sucedeu após um nevão que paralisou diversos aeroportos Europeus. Na altura encontrava-me retido no aeroporto de Frankfurt à espera de conseguir um voo para o Porto. Recordo-me que após dois voos cancelados e diversos adiamentos no horário de um último voo possível, os serviços deste aeroporto abriu finalmente o terminal de embarque. A lista de espera era imensa e as vagas para aquele voo iriam começar a ser distribuídas, mas no momento em que esta distribuição terminou, era visível o contentamento e alívio de muitos e de decepção de outros. Foi então que ouvi uma mãe com o seu bebé ao colo dizer já bastante transtornada, “Porque é que eu não recebo um bilhete? Tenho um bebé, não tenho prioridade?” Ao lado desta senhora uma outra respondeu, “Tenha calma, eu amanha tenho o funeral da minha mãe e ficando aqui não terei uma ultima oportunidade de a ver…

Pude assistir a um breve silêncio de todos aqueles que ali estavam. O novo ponto de vista era sem sombra de dúvidas forte o suficiente para nos fazer viver uma mudança de Paradigma.
Ha Ha mais uma mudança de Paradigma.
 
No final todos ficamos em terra, pois aquele voo foi também cancelado dois minutos depois. Todos iríamos ficar retidos no mínimo mais um dia naquele aeroporto.


Fica aqui uma anedota:

O diálogo abaixo foi travado entre um navio da Marinha Norte Americana e as autoridades costeiras do Canadá, próximo ao litoral de Newfoundland.
 

Os americanos começaram:
- Por Favor altere seu curso 15 graus para norte para evitar colisão com nossa embarcação.



Os canadianos responderam de pronto:
- Recomendámos mudar o SEU curso 15 graus para sul.

O Capitão americano ofendido:
- Aqui é o capitão de um navio da Marinha Americana. Repito, mude o SEU curso.

O canadiano insistiu:
- Não. Mude você o SEU curso atual

O capitão americano berrou ao microfone:
- ESTE É O PORTA-AVIÕES USS LINCOLN, O SEGUNDO MAIOR NAVIO DA FROTA AMERICANA NO ATLÂNTICO. ESTAMOS ACOMPANHADOS DE TRÊS DESTROYERS, TRÊS FRAGATAS E NUMEROSOS NAVIOS DE SUPORTE. EU EXIJO QUE VOCÊS MUDEM SEU CURSO 15 GRAUS PARA NORTE, OU ENTÃO TOMAREMOS CONTRAMEDIDAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DO NAVIO.

E o canadiano respondeu:
- Daqui fala do farol da costa de Newfoundland, câmbio!

Sem comentários:

Enviar um comentário